Missão da Secretaria


A Secretaria de Saúde tem o compromisso com a comunidade de fornecer atendimento integral e permanente aos cidadãos, para isso organiza e amplia o acesso democrático de acordo com as necessidades de cada usuário. Procura qualificar os serviços e garantir o cuidado integral destes que utilizam o Sistema Único de Saúde - SUS – em todos os ciclos de vida, do nascimento à terceira idade, trabalha em rede com a administração, demais secretarias e entidades do município.

A equipe trabalha de acordo com as diretrizes do Ministério da Saúde, tem como princípio a Política Nacional de Humanização (PNH) e a defesa da vida. Nela cabe o cuidado da Atenção Básica e a busca para Média Complexidade de Saúde. Faz o gerenciamento e encaminhamentos para serviços de Alta Complexidade quando necessário.

São desenvolvidas atividades pela Estratégia Saúde da Família:

- Política de Saúde da Criança

- Política de Saúde do Adolescente

- Política de Saúde da Mulher

- Política de Saúde do Homem

- Política de Saúde do Idoso

- Programa de Saúde Bucal

- Programa de Saúde na Escola

- Vigilância Sanitária, Epidemiológica, e Ambiental.

- Política de Cuidado aos Doentes – Hipertensos e Diabéticos

- Política de Nutrição

- Política de Saúde Mental – NAAB e Oficinas Terapêuticas

- Programa Vida em Movimento – NASF

- Programa de Atenção aos pacientes Oncológicos

- Programa Mais Médicos

Acreditamos que a protagonismo da Secretaria de Saúde, busca uma consonância permanente com os demais entes União e Estado, na busca de manter a oferta continua dos serviços para sua população, e tem um forte aliado no Controle Social, através do importante papel do Conselho Municipal de Saúde, que monitora, avalia, fiscaliza, ajuda a decidir e regular os serviços na rede pública local. Os trabalhos realizados pela Saúde são anualmente avaliados pelo PMAQ, Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica, que tem como objetivo induzir a ampliação do acesso e a melhoria da qualidade da atenção, permitindo maior transparência e efetividade das ações para as pessoas. Por isso e muito mais podemos dizer: VIVER COM QUALIDADE DE VIDA É AINDA MELHOR, VIVA A SAÚDE! VIVA!