Escolas Municipais


Escolas Municipais

Escolas Municipais

ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL PEJUÇARA

                A Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara foi criada em 1986 com o objetivo de atender a necessidade de estudo dos moradores do Bairro Modelo. Gradativamente, a escola foi crescendo, a demanda aumentando necessitando de reestruturação física e conquistando também, desta forma, seu espaço, como instituição educacional dentro do município. A escola atende 311 alunos nas modalidades de Educação Infantil e Ensino Fundamental.  Seu corpo docente é composto por 34 professores com habilitação plena e a maioria com pós-graduação, um grupo de 15 funcionários e 1 Profissional de Atendimento.

A escola acredita que a educação escolar é a forma institucionalizada de garantir a população o acesso e o aperfeiçoamento de conhecimentos vivenciados para a produção e sistematização de novos saberes. É numa pratica de diálogo, oportunizando reflexões troca de experiências e o redimensionamento das práticas educativas que caminhamos em busca de qualidade e crescimento para nossa comunidade.

Além das atividades normais com o professor regente, é oferecido outras atividades para os alunos como: artes, dança, treinamentos esportivos, viagens de estudos, ações para preservação do meio ambiente, educação física, inglês, literatura, informática, música, canto, visitas à biblioteca com a hora do conto, mostra cientifica e trabalhos de conclusão. Também é oferecido atendimentos psicológicos, psicopedagógicos, laboratório de aprendizagem e atendimento odontológico.




Escolas Municipais

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL MARIA SCHUSTER

A Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schuster atualmente atende 144 crianças de 4 meses a 5 anos de idade distribuída nas turmas de Berçário I, Berçário II, Maternal I, Maternal II, Pré A e Pré B (turma integral). Seu quadro funcional é formado por Diretora, Coordenadoras Pedagógicas, Secretária, Professoras, Monitoras, Educadora Especial, Cozinheiras e Serventes, totalizando 28 funcionários. A Escola é mantida pela prefeitura Municipal e recebe apoio pedagógico e administrativo da Secretaria Municipal de Educação e Cultura. 

É na Educação Infantil que a criança assimila, com mais intensidade, fatos que vão acompanhá-la para toda vida. Acreditando nisso, a escola presa por um trabalho integrado com a comunidade escolar, idealizado para oferecer, com qualidade, tudo o que as crianças dessa idade necessitam. Afinal, criança pequena precisa se sentir amada, acolhida e segura, para que a escola se torne a continuação do seu ambiente familiar. O oferecimento desse nível de ensino no município avançou tanto em relação ao acesso quanto à qualidade do atendimento existente, pois é a única escola de educação infantil da cidade.

A EMEI Maria Schuster trabalha dentro de uma proposta sócio-interacionista, baseados no desenvolvimento da criança como um todo, visando seu conhecimento e socialização. Neste contexto, a interação aluno, grupo e professores têm papel fundamental na construção de sua identidade e autonomia.

Além da sala de aula, oferece projetos alternativos, como: Recreação, Hora do Conto, Parquinho, Informática, Centro Educacional Profª Iara Bergoli, Educação Física e Artes.