CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL


CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL

As atividades no CRAS - CENTRO DE REFERÊNCIA DA ASSISTÊNCIA SOCIAL é o lugar que possibilita, em geral, o primeiro acesso das famílias aos direitos sócio assistenciais e, portanto, à proteção social. Estrutura-se, assim, como porta de entrada dos usuários da política de assistência social para a rede de Proteção Básica e referência para encaminhamentos à Proteção Especial.

O atendimento no CRAS – VIVER MELHOR DE PEJUÇARA se dá através de trabalhos em grupos, visitas domiciliares, reuniões, benefícios eventuais e principalmente a organização das famílias incluídas no Programa Bolsa Família através da informação e capacitação para o trabalho.

O que diferencia o trabalho do CRAS é que nele a centralidade do atendimento está na família. Não podemos mais olhar as pessoas independente do seu contexto familiar, toda a problemática social deve começar a ser atendida na família, buscando, se possível, evitar rompimento dos vínculos familiares e comunitários. Portanto, o CRAS realiza um trabalho preventivo, com ações que buscam evitar risco social. Trabalhando nos casos que já existem e através da vigilância social buscando possíveis grupos em vulnerabilidade social.

Com o objetivo de prevenir riscos sociais, o CRAS, desenvolve atividades de fortalecimento de vínculos familiares e comunitários para: crianças, população adulta, gestantes, idosos e pessoas com deficiência.

GRUPOS DE CONVIVÊNCIA E FORTALECIMENTO DE VÍNCULOS
ATENDIMENTO A CRIANÇAS DE 0 A 6 ANOS, JUNTAMENTE COM O PIM- PRIMEIRA INFÂNCIA MELHOR.
ATENDIMENTO A CRIANÇAS E ADOLECENTES DE 7 A 14 ANOS.
ATENDIMENTO A IDOSOS.
OUTROS GRUPOS:
PAIF- PROGRAMA DE ATENÇÃO INTEGRAL A FAMÍLIA.
GRUPOS DE SEGUNDA IDADE.
GRUPOS DE CURSOS DE GERAÇÃO DE RENDA.
 CURSOS PROFISSIONALIZANTES ATRAVÉS DO PRONATEC.
 GRUPO DE GESTANTES.
 PROGRAMA DE LEITE EM PÓ.
 CAMPANHA DO AGASALHO.