18/06/2018 17h13 - Atualizado em 18/06/2018 17h13

BM e PC serão incluídas na Rede de Apoio à Escola em Pejuçara


BM e PC serão incluídas na Rede de Apoio à Escola em Pejuçara


Integrantes da Rede de Apoio à Escola – RAE estiveram reunidos em dependências do Salão Nobre do Centro Administrativo para avaliar atividades e apresentar relatos de dois encontros mantidos nos últimos dias com Márcio Rogério de Oliveira Bressan, titular na Promotoria Especializada em Educação de Santo Ângelo e com a Promotora da Infância e Juventude de Cruz Alta Ana Maria Thomas.

Os encontros versaram sobre o fortalecimento da Rede de Apoio à Escola – RAE, prevenção e enfrentamento à infrequência e ao abandono escolar, ficha Ficai, gestão de conflitos nas escolas, inclusão de pessoas com deficiência e planos de carreira do Magistério e aplicação da Lei do Piso.

A Rede de Apoio à Escola é intersetorial e no encontro realizado, seus integrantes também discutiram a inclusão de outras duas instituições ao grupo. Brigada Militar e Policia Civíl passarão a integrar a RAE em Pejuçara como forma de apoio presente a eventuais necessidades a partir do que preconiza a legislação que instituiu a rede.

Infrequência Escolar, Evasão e distorção série e idade são temas discutidos pelo grupo que avalia, além da questão educacional também os reflexos da saúde e situação social que levam ao baixo desempenho dos alunos em sala de aula. A Rede de Apoio à Escola foi criada para dar amparo a crianças e ou adolescentes em situação de risco. A aplicação no âmbito local da Lei da Escuta Protegida, que amplia a proteção às crianças vítimas de violência também foi discutida na reunião.

Integram a RAE em Pejuçara a  SMEC - Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Turismo, Esporte e Lazer; SMS - Secretaria Municipal de Saúde; SMAS - Secretaria Municipal de Assistência Social, Trabalho e Habitação; CRAS – Centro de Referência em Assistência Social; CME - Conselho Municipal de Educação; Conselho Tutelar; Escola Municipal de Ensino Fundamental Pejuçara; Escola Municipal de Educação Infantil Maria Schüster e Escola Estadual de Educação Básica Angelo Furian.



Enviar por e-mail Imprimir