03/08/2020 11h22 - Atualizado em 03/08/2020 11h26

Agosto Dourado enfatiza importância do aleitamento materno


Agosto Dourado enfatiza importância do aleitamento materno

O mês de agosto que está iniciando será marcado pela passagem do Dia Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno. A ação está inserida na programação do Agosto Dourado em Pejuçara. A Lei 2.049 aprovada por unanimidade na Câmara de Vereadores e sancionada em 14 de agosto de 2019 pelo prefeito Eduardo Buzzatti tem por objeto despertar o interesse da sociedade na promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, principalmente nos primeiros meses de vida da criança, conscientizar a necessidade constante do voluntariado de mães lactantes, disseminar informações sobre os benefícios do aleitamento materno e sensibilizar os diversos segmentos da sociedade para que compreendam e apoiem a mulher que amamenta.

Neste ano, tendo em vista a pandemia do novo Coronavírus, a Administração Municipal, através do gabinete da Primeira Dama Maria Lúcia Stella Buzzatti e com apoio singular da secretaria de Saúde, desenvolveu o projeto Amamentação em tempos de pandemia. A ideia, conta Maria Lúcia, tem por finalidade agregar mulheres que amamentam seus filhos, proporcionar para estas mães um canal onde possam publicar imagens de seus bebês e principalmente, através do projeto trocar vivências e experiências.

Agosto Dourado enfatiza importância do aleitamento materno

Através de um grupo de WattsApp, criado para o projeto, as mamães inseridas no grupo iniciaram postagens amamentando seus filhos ainda em junho deste ano. O grupo conta com a participação de 34 mamães atualmente que socializam suas experiências e como feedback  têm o acompanhamento de profissionais da saúde engajadas na causa que estão a disposição para, neste período de pandemia, conversar, esclarecer dúvidas, ajudar, apoiar,  dar segurança. “Nos momentos de preocupação e também de alegrias estamos aqui e com vocês para ajudar nossas crianças a crescerem saudáveis e felizes. Conte conosco nessa fase linda da vida de vocês”, afirmou a Primeira Dama e uma das postagens do grupo.


Agosto Dourado enfatiza importância do aleitamento materno

O projeto Amamentação em Tempos de Pandemia consiste na criação do grupo de wattsapp, para publicação de fotos das mamães amamentando sempre com todos os cuidados preconizados pelas autoridades da saúde durante todos os sábados de Agosto. Maria Lúcia Stella Buzzatti informa que até o dia 13 de agosto as profissionais da saúde e secretarias postarão mensagens de apoio e orientações sobre o tema. Já no dia 14 de agosto que é o Dia Municipal de Incentivo ao Aleitamento Materno será feito um encontro das mamães para o registro fotográfico destas amamentando sua prole, representando o Mamaço 2020.

O grupo de profissionais conta com a participação das enfermeiras Aline Gherke Schiavo, Ana Flávia Librelotto, Jaqueline Bessa e Patrícia Mattos, Ângela Adam Martins responsável pela SMS, Dra. Cátia Scherer médica pediatra, Franciele Stefanello fisioterapeuta, e Kelly Knack Buzzati cirurgia dentista. 

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação



Enviar por e-mail Imprimir