21/07/2015 17h57 - Atualizado em 21/07/2015 18h10

Abertura do Programa DET

Consultor do Sebrae/RS motivou empresários para adoção do método 5S


Sebrae inicia o programa DET com

curso do método japonês dos 5S

A mudança de hábito e a adoçam de um comportamento capaz de influenciar na melhoria da qualidade da empresa, preconizado pela filosofia japonesa dos “cinco esses” – 5S, fazem parte do Curso “D-OLHO na Qualidade” que teve início na segunda-feira, dia 20/07, no auditório do Sindicato Rural de Pejuçara. O curso é promovido pela Sala do Empreendedor em parceria com o SEBRAE/RS, conta com 15 inscritos e tem como monitor o consultor externo engenheiro civil Ismar Panigas.

Durante a abertura o agente local Luís Afonso Mollmann dos Santos explicou que o curso faz parte do programa DET – Desenvolvimento Econômico Territorial, tendo como foco empresários urbanos e rurais. Nesse caso o grupo é do segmento urbano. Para os rurais, o curso abrange outras áreas do empreendedorismo – como a produção de hortaliças e frutas, agroindústrias de lácteos e panificados, entre outros. O primeiro trabalho com o DET/rural será através da oficina “Empreender no Campo”, que acontece no próximo dia 31 de julho, com 25 vagas disponíveis.

A primeira atividade proposta pelo consultor Ismar Panigas ao grupo de empresários foi questionar o porquê deles se dedicarem ao seu ramo de negócio. “Se você entra num negócio para ganhar dinheiro, hoje estamos aqui para aprender a fazer isso” comentou. Trabalhar com método e comprometimento com os resultados são essenciais para empreender. O consultor disse que o objetivo do curso é auxiliar os empresários a vencer desafios e criar as condições necessárias para desenvolver as competências dos “cinco esses - 5S”.

Esta filosofia surgiu na década de 1950 e fez parte do esforço de reconstrução do Japão, no pós-guerra. No Brasil foi introduzido a partir de 1991, por meio da Fundação Christiano Ottoni. A adoção dos cinco sensos por diversas empresas nos últimos 25 anos tem resultados significativos. A fórmula é: Seiri (descarte), Seiton (organização), Seiso (limpeza), Seiketsu (higiene) e Shitsuke (ordem mantida). A metodologia utilizada como rotina diária, segundo o consultor Ismar Panigas, vai tornar a empresa mais organizada e competitiva, entre outras vantagens.

O curso “D-OLHO na Qualidade” será aplicado em quatro módulos, de forma quinzenal, com carga horária de 16h. O próximo encontro do DET/urbano está agendado para o dia 3 de agosto, com mais quatro horas de treinamento. A programação tem ainda mais dois módulos, um no dia 10 e outro no dia 17, com encerramento no dia 31. O agente local Luís Afonso Mollmann dos Santos, disse que está vendo com muita admiração a busca dos empresários pela qualificação na gestão das empresas. “A Sala do Empreendedor está em sinergia com os empreendedores da cidade e do campo” avalia Luís Afonso.

Abertura do Programa DET



Enviar por e-mail Imprimir

Galeria de fotos