08/10/2019 15h54 - Atualizado em 08/10/2019 15h54

1º Seminário sobre a água alerta para a necessidade de preservação do ambiente natural e suas riquezas


1º Seminário sobre a água alerta para a necessidade de preservação do ambiente natural e suas riquezas

Numa iniciativa do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da Administração Municipal de Pejuçara com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal da Agricultura, Emater, Lions Clube de Pejuçara, Banrisul e Corsan foi realizado na última semana o 1º Seminário sobre a água, desafios e soluções para uma água de qualidade.

O objetivo do encontro realizado junto ao Sindicato Rural de Pejuçara foi discutir a importância da água potável para o consumo humano e fomentar ações relacionadas à cultura da água visando sua preservação, uso racional, melhora da qualidade e por conseguinte a melhoria na qualidade de vida das pessoas.

1º Seminário sobre a água alerta para a necessidade de preservação do ambiente natural e suas riquezas

O Prefeito Eduardo Buzzatti que esteve no encontro disse que a ideia trabalhada em parceria com as entidades mencionadas foi colocar a comunidade interessada no tema, a par dessas questões para que estas possam receber informações e orientações visando o melhor aproveitamento da água. “Nós entendemos que se não fizermos alguma coisa hoje, as consequências virão no futuro. Precisamos deixar um legado para gerações futuras porque essa questão da água é de extrema importância e neste sentido a secretaria da agricultura e meio ambiente está estruturada com os departamentos para discutir estes temas que estão presentes no cotidiano da nossa comunidade”, disse Buzzatti.

O evento foi composto por quatro painéis que abordaram a importância da água potável em diferentes perspectivas. Um dos painéis do evento foi ministrado pelo engenheiro agrônomo e assistente técnico regional em manejo de recurso naturais da Emater  Dejair Antonio Burtet. Ele abordou o tema Proteção de vertentes para consumo humano. O profissional destacou inicialmente a importância de ressaltar o bem natural finito que é a água. Lembrou que na atualidade são muitos os avanços sob o ponto de vista tecnológico para preservação do meio ambiente, porém ainda há a necessidade de certos cuidados com a água na sua nascente.

Segundo ele, o advento do marco legal possibilita a intervenção em áreas de preservação permanente para atender as necessidades das pessoas para melhorar a qualidade da água no meio rural e isso perpassa pela secretaria da agricultura e meio ambiente. Lembrou porém que ainda há espaço para melhorar a estrutura física para coletar essa água com qualidade e entregar para o consumo humano.

1º Seminário sobre a água alerta para a necessidade de preservação do ambiente natural e suas riquezas

O segundo painel foi conduzido por Giorgio Benhur Rui Mastella, agente de serviços operacionais da Corsan e responsável pelo tratamento da água de Pejuçara e tratou do tema Tratamento da água urbana de Pejuçara. Já o terceiro painel debateu o tratamento da água e sua influência na saúde bucal. Com o título, A importância da água tratada na saúde bucal, o cirurgião dentista da Estratégia de Saúde da Família(ESF), especialista em ortodontia Sérgio Luis Persich ministrou a palestra. O quarto e último painel com o tema “A importância da água potável: Desafios e soluções para uma água de qualidade” foi ministrado pelas representantes da 17ª Coordenadoria Regional de Saúde(CRS) Carla Regina Daronco, Coordenadora do Programa de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano e Renata Linassi Bárta, Farmacêutica responsável pelo Laboratório Regional da 17ª CRS, especialista em Saúde da Família.

O evento também integrou a programação da 19ª Semana Estadual da Água data que tem seu transcurso entre os dias 4 e 11 de outubro e que discute o tema: Água segura, vida saudável. Para onde vai seu esgoto? Colaboraram para a realização do evento a Secretaria Municipal da Saúde, Secretaria Municipal da Agricultura e o Lions Clube de Pejuçara.

Edição: Antonio Brito 

Assessoria de Comunicação



Enviar por e-mail Imprimir